domingo, 7 de abril de 2013

IMUNIDADE BAIXA


Os sintomas mais comuns que podem indicar um sistema de defesa deficiente pode ser unhas fracas, queda de cabelo, cansaço, problemas de pele, mas isso é muito vago, já que pode significar uma infinidade de complicações, doenças, que pouco têm a ver com imunodeficiência.

A baixa imunidade pode ser quando a pessoa já nasce predisposta pela genética. Como também, desde maus hábitos, uso de medicamentos que suprimem a imunidade,  quimioterapia, má alimentação, uso de drogas, consumo de álcool, excesso de exercício físico, estresse prolongado, diarreia crônica, asma grave, alergias, deficiências de vitaminas, falta de repouso adequado, entre muitos outros fatores. 

Dieta rica em açúcar, álcool, gorduras, magreza ou obesidade contribuem para baixa imunidade, fique longe deles. O açúcar interfere na capacidade das células brancas do sangue (defesa) de destruir as bactérias; o álcool interfere em várias respostas imunológicas; gorduras em excesso reduz a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica; as variações extremas de peso estão associadas a um sistema imunológico debilitado, a obesidade aumenta o risco de infecções, dietas restritas em calorias enfraquecem nossas defesas.

A alimentação adequada garante energia e nutrientes para formação de células e outras substâncias envolvidas no sistema de defesa. Alguns alimentos não devem faltar em nosso dia a dia como prevenção:
  • Vitamina C: é um antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Frutas cítricas , como laranja, acerola, morango, Kiwi, goiaba, caju, tomate, brócolis, agrião, pimentão verde e vermelho. Condimentos: gengibre, salsa, açafrão, coentro, gengibre, cravo da india, páprica;
  • Ácido Fólico: auxilia na formação de glóbulos brancos (leucócitos), responsáveis pela defesa do organismo. Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo shimeji e fígado;
  • Zinco: micronutriente responsável em melhorar a imunidade, atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Está presente na carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico).;
  • Vitamina A: Tem ação anti-inflamatória, consumir cenoura, abóbora, fígado, espinafre, melão, brócolis, mamão, manga, pêssego, beterraba, alho, melancia, banana, etc. 
  • Vitamina E: Atua em conjunto com as vitaminas A e C e com o mineral Selênio, agindo como antioxidante e benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da imunidade por conta da idade. Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (girassol, algodão, milho e canola). Vegetais folhosos (rúcula, couve, folha de brócolis, agrião), cenoura e chuchu. Condimento: louro, manjericão, manjerona, orégano e pimenta;
  • Licopeno: o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.
  • Ômega 3 : estão presente no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações.
  • Selênio: forte antioxidante que combate radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo. Desintoxicante e anti-inflamatório  Frutos do mar, vísceras, alho, cebola, cereais integrais, castanha do pará e cogumelos (champignon).
  • Gengibre rico em vitamina C e B6 possui ação bactericida e auxilia nas defesas do organismo;
  • Alho, cebola, alho-poró e cebolinha: contém sufidos, que podem estimular enzimas que inibem o crescimento bacteriano.
Para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico é muito mais fácil do que se imagina. Uma alimentação balanceada é a grande arma para aumentar a imunidade, já que os alimentos contêm substâncias Bioativas que podem estimular o sistema imunológico, aumentando a resistência às bactérias e vírus. Quanto mais colorido o prato de refeição, maior é a diversidade de vitaminas e minerais.

Referências Bibliográficas:
Yoshida SH, Keen CL, Ansari AA, Gershwin ME. Nutrição e Sistema Imunológico. In: Shils ME et al. Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. 9ª edição, Editora Manole, Barueri, 2003.
Nutrição e sistema imunológico artigo escrito por Andreia Sena Silva dos Santos, acadêmica da FSP/USP e estagiária da Nutrociência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário