![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA8F3QntC5_s44ldMPeSQD3THvSluq7j00rx_tVywisD-RQE-5zf60DtXMUlBpFZDfQKbfKOjMgc-l7IbmB65146XQbjj3yZHU9Qu6ROL6VM5V2fjQhBg1L-BXRrafMq_zRX2U0s_3ESJ1/s400/michel-teo-sin-heiko-grabolle1.jpg)
Uma alimentação saudável é aquela preparada com cuidados de higiene e que oferece todos nutrientes em quantidades adequadas a cada pessoa. O prato saudável deve-se ter alimentos de qualidade, coloridos, variados, livres de contaminação por bactérias e produtos químicos.
A falta ou excesso de nutrientes pode levar à várias doenças como desnutrição, obesidade, anemias, colesterol, triglicérides, hipertensão, diabetes, cardiopatias, entre outros. Por isso a alimentação deve ser equilibrada em nutrientes que são:
Macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos.
Micronutrientes: vitaminas e sais minerais.
Carboidratos
Podem ser simples como os açúcares e os complexos, presentes nos tubérculos, cereais e raízes.
Fibras
Uma alimentação saudável deve incluir os carboidratos complexos e fibras alimentares em maior quantidade que os carboidratos simples. A maioria dos alimentos como grãos, tubérculos e raízes, frutas, verduras e legumes contém fibras, as quais são benéficas para função intestinal, reduzem o risco de doenças cardíacas, entre outros.
Proteínas
Elas podem ser:
- origem vegetal (PBVB): leguminosas como feijão, grão de bico, soja, lentilha, são alimentos fundamentais para saúde, entretanto , estas proteínas são consideradas incompletas, ao contrário das proteínas de origem animal, necessitando de combinações que completem entre si, por exemplo, a combinação de duas partes de arroz para uma parte de feijão.
- origem animal (PAVB): carnes, leite e derivados, aves, peixes e ovos são proteínas completas, ou seja, contém todos os aminoácidos necessários para o crescimento e manutenção do corpo.
Lipídeos
As gorduras variam e podem ou não ser prejudiciais à saúde:
gordura saturada: presentes em alimentos de origem animal e devem ser moderados.
gordura trans: são obtidas pelo processo de industrialização dos alimentos à partir da hidrogenação e são prejudiciais à saúde. O consumo excessivo pode provocar doenças cardiovasculares, obesidade, colesterol, entre outros.
gorduras insaturadas: presente nos óleos vegetais (azeite de oliva, óleo de canola, óleo de algodão, óleo de milho, óleo de girassol), não causam problemas à saúde, exceto se forem consumidas com exagero.
Ácido Fólico
A ingestão suficiente de ácido fólico antes da concepção e no início da gravidez diminui o risco de defeitos no tubos neurais: espinha bífida, anencefalia e encefalocele. (vegetais verdes escuros, feijão, lentilha, soja, fígado, ovos, leite, caju, laranja, entre outros).
Vitamina E
Resultados de várias pesquisas estudando o efeito da vitamina E sobre as doenças do coração mostraram efeitos protetores associados com ingestão acima das necessidades diárias.
Vitamina C
A vitamina C inibe a síntese química de nitrosaminas (a maioria delas é cancerígena), importante fator de risco para câncer do estômago. É um importante antioxidante, auxilia no processo de cicatrização e na absorção de ferro, participa na manutenção do colágeno da pele e das cartilagens, melhora as defesas do organismo e ajuda no combate as infecções. Pode ser encontrada na couve, agrião, rúcula, salsa, no pimentão, nas frutas (abacaxi, acerola, caju, limão, laranja, tangerina, goiaba, morango, Kiwi, papaia) tomate entre outros.
Cálcio
Os alimentos ricos em cálcio ajudam a melhorar não só a estrutura dos ossos e dentes mas também a força e contração muscular, e até a coagulação sanguínea. Pode ser encontrado:
leite e seus derivados, carnes magras, peixes frescos, cereais, batatas, hortaliças, soja e derivados, entre outros.
Sal
O sal de cozinha, cloreto de sódio, utilizado em temperos, contém sódio, quando consumido em excesso é prejudicial à saúde. Recomenda-se a redução de temperos prontos, caldos concentrados, molhos prontos, salgadinhos industrializados, pipoca de microondas, entre outros.
Água
A água é um nutriente indispensável ao funcionamento do organismo. Ela é importante na regulação de temperatura, transportes de nutrientes e eliminação de substâncias tóxicas de nosso organismo.
Atividade física
A prática regular de exercícios físicos, aliada à uma alimentação saudável, previne o sobrepeso e obesidade, colesterol, triglicérides, além de benefícios para saúde emocional.
Para ter uma vida saudável, associe sempre uma alimentação equilibrada, com o consumo de água e a prática de atividades físicas regularmente. Assegurando, assim, o aumento da imunidade, o peso ideal e a prevenção de doenças.
O nutricionista é o profissional de saúde habilitado para orientar sobre bons hábitos e na ocorrência de doenças ligadas à alimentação. É o nutricionista que ajuda você a se alimentar adequadamente, considerando as suas necessidades,os costumes e os hábitos alimentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário