sexta-feira, 29 de março de 2013

FRUTAS OLEAGINOSAS



As frutas oleaginosas são as sementes comestíveis das plantas. São alimentos ricos em nutrientes, como ácidos graxos insaturados, fibras, sais minerais, tocoferóis, fitoesteróis e compostos fenólicos. Apesar do alto valor energético, as oleaginosas podem influenciar beneficamente a saúde humana. Mas é importante ter cuidado, pois se utilizados em grande quantidade podem contribuir para o ganho de peso devido o alto teor calórico.
Dentre as frutas oleaginosas estão as nozes, castanha do pará, castanha de caju, castanha portuguesa,  pistache, avelã, amêndoas, amendoim, pinhão, macadâmia, entre outras.
Os fitoquímicos nas frutas oleaginosas têm sido associados com propriedades antioxidante, anti-inflamatórias, ações antivirais, quimiopreventivas e hipocolesterolêmicas.
Alguns estudos epidemiológicos demonstram que o consumo de frutas oleaginosas estão associados com a redução da incidência de doença cardíaca coronariana, cálculos biliares e diabetes tipo 2. Já os estudos clínicos de intervenção demonstram que a ingestão de 15 gramas ao dia, de fruta oleaginosa, pode reduzir o colesterol, estresse oxidativo, inflamação, pressão arterial e gordura visceral. 
As oleaginosas são excelentes fontes de vitaminas e minerais e quando associadas com uma alimentação equilibrada podem realmente fazer a diferença na saúde e vitalidade do indivíduo.
Pode existir contra indicação devido algumas patologias, mas devemos buscar sempre ingerir esses alimentos de forma preventiva.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. FRUTAS OLEAGINOSAS. Disponível em: http://www.nutrociencia.com.br
2. FRUTAS OLEAGINOSAS "mais saudáveis". Disponível em : http://www.oswaldocruz.com/index
3. FRUTAS OLEAGINOSAS e frutas secas. Disponível em: www.rgnutri.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário